We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/

about

"Apesar de ateu convicto, eu sempre fui, e sou, um aprofundado ouvinte da música sacra ocidental. A fé cristã, ou pelo menos a tematização desta fé (Mozart era católico du bout des lèvres…), são sem dúvida responsáveis por algumas das experiências emocionais e estéticas mais profundas e enriquecedoras no campo da música. Se não há deuses, pelo menos essas obras elevam para dimensões espirituais que de alguma forma saciam o anseio de aproximação com o Indizível e o Sublime, que é o próprio do ser humano. Entre esses monumentos , é notório que o imponente prologo da “Paixão segundo João”, com seu duplo coro em estereofonia (“Herr, unser Herrscher”), é uma das mais impressionantes representações sonoras que J. S. Bach tenha dado do sofrimento do Cristo na Cruz. Passio penetra na obscuridade obsessiva da sonoridade inicial da obra (o primeiro tempo do primeiro compasso, precisamente), na bela interpretação da Chapelle Royale sobre a regência de Philippe Herreweghe, com instrumentos de época. Esta micro-célula sonora é insistentemente martelada, com progressivas adulterações da sua identidade rumo ao ruído. O processamento digital do sinal se limita, estritamente, a uma série de modulações de amplitude e um delay ocasional, uma forte restrição composicional que participa, tal como em Náufragos, do meu intento de produzir uma arte que faça um uso ecológico da tecnologia. A identificação com o a fonte vai se perdendo, mas o pulso, que é original de Bach mesmo, permanece onipresente, chegando a saturação por por aceleração e demultiplicação da modulação. Parafraseando Boulez, em suma, Bach demeure."
Existe desta obra uma versão para saxofone contrabaixo e eletrônica, dedicada e escrita para o Meta-Duo (Daniel Kientzy e Reina Portuondo).

credits

from N​á​ufragos, released January 10, 2005

license

tags

about

Didier Guigue João Pessoa, Brazil

Didier Guigue is a French-born electronic music composer based in Brazil. His collaborative projects with artists from the experimental art scene include both musical and visual forms. He served as a Professor at UFPB (a Brazilian University) and is a Senior Researcher at the Brazilian Council for Research (CNPq). ... more

contact / help

Contact Didier Guigue

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Report this track or account

If you like Didier Guigue, you may also like: